O alento refina a clareza mental
Entramos na segunda semana da Lua Espectral da Liberação ~ a semana branca ~ que traz o refinamento para a jornada.
Na semana passada iniciamos a liberação respirando com a terra, dissolvendo as cargas estáticas, e nesta semana vamos trazer o elemento ar para liberar nossa mente e expandir o nosso espaço interior.
“todas as neuroses surgem das inibições respiratórias” Wilian Reich
Através da respiração consciente podemos desenvolver a conexão com a mente universal.
Como podemos fazer isso?
Através de uma técnica tão milenar quanto natural: os pranayamas
Os pranayamas são a união de exercícios específicos sincronizados com a respiração, e têm o objetivo de trazer o prana – energia vital absoluta que permeia todo o Universo – da forma correta para o corpo. O aumento de prana no corpo vitaliza as células, fortalece o sistema imunológico, aumenta nossa alegria e desperta a mente.
Abaixo, compartilhamos com você 4 pranayamas simples que você pode realizar por alguns minutos ao longo do dia:
Respiração do fogo
Sente-se com a coluna ereta e rígida. Toque a ponta do polegar com o indicador e apoie os punhos sobre os joelhos, palmas das mãos voltadas para cima. De boca fechada, canalizando o fluxo do ar pelas narinas, utilize a força do diafragma e foque na expiração, expire com força e rapidez, sucessivamente – a inspiração flui naturalmente a partir da expiração. Sua respiração fará um som ofegante devido à força. Essa prática ajuda a limpar toxinas e sentimentos negativos.
G Breth
Sente-se com a coluna ereta e rígida. Toque a ponta do polegar com o indicador e apoie os punhos sobre os joelhos, palmas das mãos voltadas para cima. Agora, exale pela boca todo o ar e siga esta sequência: inale pela boca, exale pela boca, inale pela boca, exale pelo nariz. Inale pelo nariz e exale pelo nariz, inale pelo nariz e exale pela boca. Repita este ciclo 3 vezes e ao final inale e exale pela boca. Com os olhos fechados contemple a harmonização alcançada respirando naturalmente com a boca levemente aberta.
Respiração nasal alternada
Sente-se com a coluna ereta e rígida. Agora, descanse a mão direita e erga a mão esquerda em frente o nariz: com o polegar cubra a narina esquerda e inale pela direita, com o dedo mínimo cubra narina direita e exale pela esquerda. Mantenha a posição e inale pela narina esquerda, cubra a narina esquerda e exale pela direita. Inale pela narina direita, cubra a narina direita e exale pela narina esquerda. Troque as mãos; descanse a mão esquerda na perna e erga a direita e repita o procedimento. Essa pratica auxilia na ativação dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro e também no fluxo de energia prânica que se estende pela coluna até o tronco cerebral e demais áreas do cérebro.
Respiração em 4 tempos
Sente-se com a coluna ereta e rígida. Toque a ponta do polegar com o indicador e apoie os punhos sobre os joelhos, palmas das mãos voltadas para cima. Agora, com o diafragma, inspire e retenha o ar por 4 segundos e exale por 8 segundos e mantenha-se no vazio por 4 segundos. Repita esse ciclo por 4 vezes e relaxe percebendo os benefícios desta conexão. Evite ficar rígido em relação aos tempos e as pausas, não é necessário contar, apenas deixe a intuição guiar você.
Respirar é uma tecnologia incrível: https://www.instagram.com/reel/CrEP-FSALbL/?utm_source=ig_web_copy_link
No alento eu me liberto